segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CulturaDigital.Br


Aconteceu no ultimo fim de semana (2,3 e 4 de Dezembro) o Festival CulturaDigital.Br, no Rio de Janeiro. Com um histórico de 3 anos, esse é o primeiro ano que o evento se configurou como Festival Internacional, as duas ultimas edições consistia num fórum de mesas de discussão e grupos de trabalho, para discutir políticas públicas. Nessa primeira edição como festival buscou mostrar a potência de articulação da união das redes da cultura digital em palestras, experiências, experimentos artísticos, shows e muita conversa. (http://culturadigital.org.br/)
Idealizado pela Casa da Cultura Digital (http://www.casadaculturadigital.com.br/) que consiste na reunião de 10 organizações ligadas de alguma forma à cultura digital, pesquisando, produzindo, questionando, agregando e divergindo sobre essa “nova” cultura, como a construimos e como nos relacionamos com ela, como ela interfere, e faz parte do cotidiano, da arte, das idéias, do progresso.
Dentro da programação do festival aconteceu o evento Desafios da Arte em Rede – I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação, que faz parte de um programa voltada para ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no programa de pesquisa e inovação em Cultura, Arte e Tecnologia.
O evento acontece com o objetivo de difundir essas ações, entre pesquisadores, gestores, artistas, além de tornar visível ao público, além de abrir um ciclo de reflexão sobre a o papel da cultura e das artes nesse processo inovador.

Nessa I Rodada fez parte da programação o espetáculo de arte telemática FRÁGIL,do projeto LABORATORIUM MAPA D2, realizado simultaneamente entre as cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, com transmissão simultânea via Internet.
“O LABORATORIUM MAPA D2 agrega três grupos de pesquisa artística e quatro grupos tecnológicos em torno da investigação, exploração e aplicabilidade das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e do Audiovisual na criação de FRÁGIL, espetáculo de arte telemáticaidealizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual – GP Poética (UFBA), coordenado por Ivani Santana.FRÁGIL é fruto da intersecção de obras que se cruzam – na rede – para tratar de um tema comum: a fragilidade humana.” (http://culturadigital.org.br/2011/11/desafios-da-arte-em-rede-i-rodada-em-cultura-arte-tecnociencia-e-inovacao/)

O espetáculo pôde ser assistido via internet, através dos sites www.poeticatecnologia.ufba.br e www.mapad2.ufba.br e as imagens foram captadas simultaneamente no MAM Rio, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, em Fortaleza, e no Campus Universitário de Ondina, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
As duas ultimas edições, que ainda eram Fóruns pode ser mais conhecida através de vídeos produzidos por coletivos no site http://cincovezes.culturadigital.org.br/, conheça um pouco mais.

Teaser do Evento: http://vimeo.com/32318614


Nenhum comentário:

Postar um comentário