segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma luz sobre a arte: A técnica do Light Painting

A postagem de hoje se refere a uma técnica muito popular, pelo menos pra quem tem algum interesse na arte fotográfica. O Light Painting é uma técnica usada na fotografia que pode ser basicamente traduzida e definida em "pintar com a luz". Sabe quando você esquece do flash naquela foto noturna com sua câmera compacta e as luzes do ambiente dão à foto um efeito inesperado, porém interessante? É mais ou menos por aí, só que dá pra fazer muito melhor com um bom equipamento e planejamento da imagem que se pretende capturar.

Para obter o efeito do desenho com o light paiting , é preciso deixar que o obturador da câmera fique aberto tempo o suficiente, até o final do processo. Nesse tempo de exposição, é possível criar as imagens mais criativas possíveis fazendo desenhos no ar ou superfícies (como paredes) com uma fonte de luz (lanterna, por exemplo) e tomando o cuidado de usar uma roupa preta para que a luz não seja refletida pelo corpo de quem faz os movimentos. É possível capturar também rastros espontâneos de luz, como faróis de carro, conseguindo uma fotografia de efeitos impressionantes. Além do tempo de exposição, é preciso que a câmera seja fixada em um tripé ou algum suporte estável, para que o desenho da luz não seja deturpado pela instabilidade da câmera. A técnica em si do Light Painting não exige esforços ou investimentos fora do comum, mas requer precisão para que o efeito esperado seja de fato obtido, além de treino, até que um estilo próprio seja alcançado.


Embora com o tutorial acima a técnica pareça relativamente fácil, existe sempre quem vá além. Quem una práticas e conceitos e se diferencie na sua própria área por transformar o comum em surpreendente. É o caso do fotógrafo e caligrafista francês Julien Breton. Julien é especializado em caligrafia árabe, mas tem como especialidade mesmo unir em uma só forma de expressão (a fotografia) elementos performáticos, caligrafia árabe e light painting.
O resultado é o seguinte: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário